Rua 15 nº: 508 - Pça. Dr. Carlos de Freitas - Setor Central - Goiânia - GO
Fone: (62) 3225-8117 e 3225-8118.
e-mail: asdown@brturbo.com.br asdown.go@hotmail.com




Programas e Projetos em Ação

Esporte - Capoeira, Natação e Tênis de mesa
Fonoaudiologia
Informática
Nutrição
Psicologia - Grupo com os pais



terça-feira, 3 de março de 2009

História da Associação!

A Associação Down de Goiás – ASDOWN-GO, criada em 31 de março de 1993, é uma entidade sem fins lucrativos de abrangência estadual, de caráter social, educativo, científico e cultural, congrega pais e familiares de pessoas com a Síndrome de Down, com a finalidade de combater preconceitos relativos à aceitação da pessoa com a Síndrome de Down, conquistar seus direitos e promover a busca incessante de medidas visando o seu desenvolvimento, bem como a sua integração à sociedade e o apoio às famílias.
O movimento de criação da ASDOWN se desencadeou a partir das discussões e reflexões de um Grupo de Pais das pessoas com Síndrome de Down, por acreditar que somente através da organização, das ações coletivas e da luta é que de fato as políticas públicas que promovam inclusão social e cidadania plena e ativas das pessoas com a Síndrome de Down se tornarão uma realidade.
Foi um movimento nacional que contrapunha o paradigma ideológico de que as pessoas com deficiência não são capazes de construir no seu cotidiano a sua história.
Atualmente, a ASDOWN-GO possui 700 famílias associadas, entre pais e familiares de pessoas (crianças, adolescentes, jovens e adultos) com a Síndrome de Down e profissionais de diversas áreas.
Desde sua fundação a ASDOWN-GO busca atingir seus objetivos com o intuito de suprir algumas necessidades básicas, como esporte, cultura e lazer, uma vez que a maioria destas famílias se defronta cotidianamente com uma realidade que contribui para fortalecer os conflitos, estigmas e preconceitos.
Além desses aspectos, essas famílias enfrentam também problemas sócio - econômico - culturais que interferem na sua dinâmica de vida.
Neste sentido, a ASDOWN-GO visa orientar as famílias sobre a Síndrome de Down, encaminhando-as para as Instituições e profissionais que atuam nas áreas: neuro-psico-motora, clínica e terapêutica, educacionais, culturais e de lazer, visando garantir as estimulações necessárias aos recém nascidos, às crianças e adolescentes, aos jovens e adultos com Síndrome de Down. Ainda, proporcionar o atendimento social às famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social e econômica, informando-as sobre seus direitos sociais, visando o pleno exercício da cidadania, por meio do acesso aos programas, bens e serviços públicos nas áreas: saúde, educação, assistência social, transporte coletivo, habitação, cultura e lazer, entre outros.
A ASDOWN-GO vem desenvolvendo ações e projetos de grande relevância social nas áreas social, cultural, esportiva e de lazer, educacional, sócio-educativa.
Dentre as atividades desenvolvidas destacam-se:

- PROJETOS E AÇÕES DESENVOLVIDAS NA SEDE DA ASDOWN:

- Reuniões Mensais de Apoio aos Pais e Familiares – visando desenvolver um processo de informação e formação, no que tange aos direitos sociais, aos aspectos clínicos e educacionais, entre outros.
- Oficina de Bonecas – criada com o intuito de formar um grupo de produção permanente, visando a geração de trabalho e renda.
- Projeto de Colônia de Férias “Brincando Sem Barreiras” – encontra-se em sua 10ª. Edição, o qual visa desenvolver atividades esportivas, recreativas, pedagógicas e sócio-culturais, para fortalecer o processo de integração da pessoa com a Síndrome de Down com a família e a comunidade.
- Projeto “MEU DESEJO DE NATAL”, iniciou-se em 2007, no qual a Direção da ASDOWN-GO realiza a Comemoração do Natal, com intuito de oferecer um momento de confraternização entre as pessoas com a Síndrome de Down e suas famílias e a realização do sonho de Natal de aproximadamente 150 crianças, adolescentes, jovens e adultos com a Síndrome de Down.
- Projeto “Apoio Pedagógico” – trabalho voluntário desenvolvido na sede da ASDOWN com jovens e adultos que estão fora da escola.
- Projeto “Campanha do Leite” – desenvolvido desde março de 2007, é realizado na última sexta-feira de cada mês, enquanto ação sócio-educativa, visa contribuir para o melhoramento da alimentação de crianças, jovens e adultos com a Síndrome de Down. Atualmente atende 138 famílias por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas.
- Projeto “Bazar” - O Bazar é um projeto que visa gerar renda para a Oficina de Bonecas e a Campanha do Leite.
- Projeto de Apoio ao Estudo e a Pesquisa sobre a Síndrome de Down – atendimento a profissionais, estudantes do ensino fundamental e médio, bem como a acadêmicos das Instituições de Ensino Superior.

- PROJETOS DESENVOLVIDOS COM PARCERIAS:

- Projeto ALFADOWN - “A Informática como Processo Facilitador na Alfabetização de Pessoas com a Síndrome de Down” – em parceria com a Universidade Católica de Goiás visa, dentre outros objetivos, propor metodologias e instrumentos que qualifiquem a formação profissional e a inclusão social, pela Educação. Atende 42 crianças, adolescentes, jovens e adultos.
- Projeto de Ensino de Música – Grupo Raio de Sol - realizado em parceria com o Centro Cultural Gustav Ritter. Atende 25 crianças, adolescentes, jovens e adultos.
- Projeto “Eles são Show” – realizado em parceria com a Agência de Modelos Imagem. Atende 26 crianças, adolescentes, jovens e adultos.
- Boletim Informativo “Quebrando Barreiras” – veículo de comunicação e divulgação das ações e projetos da ASDOWN-GO, encontra-se na segunda edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário